
Como transportar o pet no carro
Para quem tem um animal de estimação, a companhia é sempre garantida. Seja para uma ida ao veterinário, ao parque ou para uma viagem longa, transportar o pet com conforto e segurança é imprescindível. Para isso, separamos algumas dicas. Lembrando que atentar-se às leis de trânsito e às indicações de veterinários e especialistas é o melhor começo.
Confira abaixo a lista de recomendações para andar com seu cachorro, gato ou outro animal doméstico na carona.
Entenda a legislação
A lei brasileira não estabelece uma forma correta de transportar os animais. Sendo assim, cabe ao responsável escolher a melhor opção de transporte, considerando o espaço do veículo e o porte do animal.
Porém, duas condutas são proibidas e podem gerar problemas para o motorista:
- Cachorro no colo ou à esquerda do motorista (é infração média, a multa é de R$ 85,13 e 4 pontos na carteira);
- Cachorro na caçamba (é infração grave, a multa é de R$ 127,69 e 5 pontos na carteira).
Assim, mesmo que o seu bichinho não atrapalhe ou se mantenha quieto durante a viagem, ainda é proibido dirigir com ele no colo. A lei vale também para quando o cachorro fica com a cabeça para fora do carro.
Utilize caixas de transporte, devidamente acomodadas
As caixas de transporte são a opção mais segura para quem quer transportar o bicho de estimação no carro. Além de protegerem o animal, também são fáceis de acomodar no banco ou no chão do veículo. É possível também utilizar o cinto de segurança para prender a caixa ao banco. Essa atitude aumenta a segurança do animal em caso de freadas bruscas e acidentes. As caixas são vendidas em pet shops e lojas especializadas.
Outra recomendação é tornar a caixa de transporte mais confortável para os bichanos, especialmente os gatos. Uma fronha, almofada ou cobertor aumenta o conforto do animal, além de fazê-lo se sentir ainda mais seguro.

Bolsas também são opção para animais de menor porte
Além das caixas de transporte, as bolsas para animais são uma opção fácil e prática para o dia a dia. Além de serem úteis em veículos, é possível utilizá-las em bicicletas ou mesmo à pé. Assim como a caixa de transporte tradicional, o modelo é vendido em pet shops. A única restrição é quanto ao porte do animal.

O banco traseiro é o melhor local
Assim como para as crianças, o banco traseiro é o melhor local para transportar os animais. Além de garantir segurança para o motorista, protege o animal em caso de freadas bruscas e acidentes, especialmente se ele estiver fora da caixa ou da bolsa.
Caso queira transportar o animal no banco da frente, o ideal é garantir que ele não atrapalhe a direção, a fim de evitar acidentes e infrações.

Cintos de segurança especiais para cães
Para quem roda com o pet com frequência, o cinto de segurança especial para cachorros pode ser um bom investimento. O modelo é desenhado para a própria anatomia do animal, o que torna a viagem mais confortável e segura. O produto pode ser encontrado em lojas especializadas, como pet shops.
E você, tem alguma dica para passear com o bichano? Compartilhe com a gente!
Leia também: