Horário: Seg - Sex 8:00 - 18:00
 Carro usado: o que saber antes de comprar

Carro usado: o que saber antes de comprar

O carro é um sonho de consumo de muitos brasileiros, e não é à toa. Ter um veículo próprio é muito prático e confortável. Mas com o preço e os juros nas alturas, bancar um carro novo nem sempre é uma opção viável. Por isso, separamos nossas melhores dicas para você saber como comprar um carro usado sem correr riscos.

O importante é ter essas informações em mente antes de fazer negócio. Assim, você evita problemas e dores de cabeça no futuro!

Continue lendo para saber:

O que saber antes de comprar um carro usado

Verifique a origem do veículo

Se você quer comprar um carro usado, o primeiro passo é ir em uma concessionária, loja ou locadora. Os carros revendidos nesses lugares passam por triagem, o que estabelece um nível mínimo de qualidade. Conversar com um atendente também ajuda a esclarecer dúvidas sobre modelo, ano, peças e manutenção. Isso porque carros usados exigem uma atenção especial.

Carros seminovos também podem ser uma opção, se couberem no seu orçamento.

Teste o carro

Antes da aquisição, peça para fazer um test drive. Ligue o motor, verifique a rotação, fique atento aos barulhos e trepidação, caso ocorram. Uma dica é ligar o carro em marcha lenta, quando esses sinais ficam mais evidentes. Além disso, lembre de conferir os freios, o acelerador, o câmbio e as rodas. Dirigir em subidas, lombadas e curvas ajuda nesse processo.

Se você está pensando em adquirir um carro automático pela primeira vez, não deixe de ler esse post.

Os cintos e outros equipamentos de segurança também devem ser conferidos. Veja cada parte do carro e se está em bom estado. Caso não se sinta seguro para fazer a avaliação, peça para alguém da área analisá-lo para você. Vale à pena também levar o carro em uma oficina para fazer um teste completo.

Outro ponto importante a verificar é o alinhamento das portas, do capô e do porta-malas. Identificar se há parafusos ou peças não originais também pode dar indícios de que o carro foi consertado.

Confira também: 4 dicas para cuidar do carro e mantê-lo por mais tempo >>

Cheque a quilometragem

Quanto maior a quilometragem, mais manutenção o carro vai exigir. Por isso, se estiver em dúvida entre duas ou mais opções, opte pelo carro menos rodado.

Consequentemente…

Verifique se a manutenção está em dia

Nos manuais do proprietário, estão os carimbos das revisões e manutenções feitas por concessionárias e oficinas autorizadas. Dê preferência a carros que possuem esse recurso, já que garantem o serviço prestado. O estado geral do carro, na sua avaliação, também precisa estar de acordo. Na dúvida, converse com um especialista.

Por fim, confira a documentação

Antes de assinar o contrato de compra e venda, confira a situação do veículo no Detran, na Secretaria da Fazenda e na prefeitura do município. Você pode poupar vários problemas futuros com essa medida.

Na hora de comprar um carro, qual é o ponto mais importante para você? Compartilhe conosco em nosso Facebook!

Leia também:

Descubra qual o seguro auto mais indicado para você >>

Como dirigir carro automático >>