Horário: Seg - Sex 8:00 - 18:00
 O que você precisa saber sobre carros híbridos

O que você precisa saber sobre carros híbridos

Já pensou como seria gastar metade da gasolina de um carro comum para rodar a mesma distância? Ter um carro que desliga quando está no ponto morto e consome até 30% menos? Mas tem medo de investir num carro 100% elétrico?

Essa já é uma realidade, inclusive no Brasil. Os carros híbridos já estão nas ruas, mostrando que são uma excelente alternativa aos carros comuns, apesar das desvantagens. Além de que são também alternativa aos carros elétricos, ainda pouco populares – até pela dificuldade de carregamento. Você já ouviu falar deles ou sabe como funcionam?

O que é um carro híbrido

O carro híbrido é um veículo em que o combustível e a eletricidade funcionam paralelamente para fazer o carro rodar. Ou seja, ele possui dois motores: um a gasolina ou diesel e, o outro, a eletricidade. Assim, o carro se move não apenas pela força do combustível fóssil, mas também por energia elétrica – o que otimiza o consumo de cada tipo de energia para o melhor uso possível do veículo.

O motor a gasolina é menor e mais tecnológico, o que garante a eficiência. Além disso, produz menos poluentes. Já o motor elétrico é sofisticado e funciona também como gerador de energia para as baterias – apesar de também consumi-la. O carro híbrido, portanto, utiliza o combustível fóssil para iniciar o movimento, o que gera a eletricidade. Ela, por sua vez, é utilizada para manter o carro rodando – economizando combustível e, portanto, dinheiro.

Esse modelo é considerado o meio termo entre o carro que funciona apenas por combustíveis fósseis e o totalmente elétrico, estes ainda raros no Brasil.

Alguns modelos de carros híbridos vendidos no Brasil são Ford Fusion, Toyota Prius, S400 da Mercedes-Benz, Porsche Cayenne e BMW Série 7.

Toyota Prius híbrido, vendido no Brasil a partir de R$ 120 mil.

Vantagens

Bom para quem quer mais eficiência, o carro híbrido é excelente principalmente para quem ainda não se convenceu com o carro elétrico. Isso porque ele não precisa ser recarregado, o que é um alívio para quem se preocupa com a manutenção do automóvel. Afinal, a eletricidade é produzida a partir da própria energia cinética gerada por meio do combustível fóssil.

Além disso, por ter o motor elétrico, o carro híbrico economiza até 30% em gasolina se comparado a um carro convencional. Por isso, além de exigir menos gastos com gasolina ou diesel, produz bem menos poluentes.

É por esse motivo também que o carro híbrido se compara ao elétrico no desenvolvimento de opções mais sustentáveis no mercado automotivo.

Desvantagens

Por conta da complexidade das peças envolvidas, a manutenção dos carros híbridos é mais cara se comparada à de carros convencionais. Além disso, eles não são produzido no Brasil, o que os torna ainda mais caros.

Entretanto, com o aumento da demanda por veículos mais sustentáveis, a previsão é de que o modelo se torne mais popular no futuro.

O que você acha? Será que os carros híbridos estarão presentes num futuro próximo?

Leia também:

Confira nossas dicas para cuidar melhor do seu carro >>

Confira a lista de acessórios que pode transformar a organização no seu veículo >>