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 Como dirigir carro automático

Como dirigir carro automático

Prático e confortável para o motorista, o carro automático tem a fama de ser uma opção excelente para o trânsito na cidade. Há quem diga ainda que depois de adquirir o primeiro carro com câmbio automático, não se volta mais ao manual. Será que é verdade?

Se você está pensando em comprar o modelo, mas não sabe como ele funciona, leia este post. Separamos as informações mais importantes que você deve saber sobre ele para não errar na escolha. Confira!

Desvendando o câmbio automático

O câmbio automático foi cunhado por volta dos anos 20, numa tentativa de aprimorar a troca de marchas. O principal problema do câmbio manual era a falta de eficiência, além da pouca praticidade para o motorista. O sistema de transmissão detectaria, então, o melhor momento de realizar a troca de marcha, feita automaticamente.

Inclusive, até onde se sabe, o sistema foi inventado por um brasileiro e vendido para a General Motors (GM). Porém, sua popularização só ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, com o aumento da produção de carros ao redor do mundo.

Entendendo as letras

Diferentemente do câmbio manual, em que as marchas são numeradas, no câmbio automático há letras. Cada uma delas identifica um dos estados do câmbio.

letra P (de park, “estacionar”, do inglês) é utilizada para bloquear as rodas de tração. É o modo padrão para ligar e desligar o carro.

letra R (de reverse, “contrário”, do inglês) é a ré.

letra N, por sua vez, significa “neutral” ou “neutro”, do inglês. Identifica o ponto morto. Apesar de ser utilizada também para ligar e desligar o carro, não bloqueia as rodas de tração.

letra D, por fim, significa “drive”, ou “dirigir”, do inglês. É o modo utilizado durante a direção. É neste modo que a marcha é trocada automaticamente pelo sistema.

Como dirigir o carro automático

Diferentemente do carro de câmbio manual, o carro automático não possui embreagem. Para ligá-lo, é necessário que o freio esteja acionado e o câmbio esteja em P (estacionado, parado) para dar a partida. Alguns modelos também permitem a partida com o câmbio em N (neutro).

Para sair da posição P e dar marcha-ré ou dirigi-lo, é necessário acionar o freio e, então, mudar o câmbio para as posições D (dirigir) ou R (ré). Basta soltar o freio lentamente para que o carro comece a se mover.

Atenção: durante a direção (em D), não mude o câmbio para P, N ou R sem que o carro esteja completamente parado.

Vantagens e desvantagens do modelo

O carro automático tem sua fama na praticidade e conforto. Com ele, o motorista não precisa se ocupar com a troca de marchas, o que facilita a direção.

Além disso, o sistema automatizado identifica o melhor momento de realizar a troca, o que impede que se force o motor e a transmissão. Por esse motivo, os carros automáticos apresentam menos problemas e menos manutenção, já que as peças ficam menos desgastadas.

Apesar da comodidade, o câmbio automático também tem desvantagens. Há motoristas que preferem, por exemplo, a emoção da troca de marcha, especialmente em rodovias. Além disso, o custo do modelo é mais alto – o que ainda encarece a compra do veículo, no Brasil.

Alguns motoristas preferem o câmbio manual pela emoção da troca. Instrutores de direção também estimulam novos motoristas a praticar no manual antes de pegar um carro automático.

Outro fator importante a se considerar é que o reparo de danos na transmissão automática é mais cara que na versão manual, apesar de apresentar menos problemas.

Por fim, o câmbio automatizado também consome mais. É possível que o gasto seja até 10% maior em relação a um carro com transmissão manual, sob as mesmas condições.

Por isso, é importante considerar todas as vantagens e desvantagens do modelo. Apesar de necessitar de maiores cuidados, a transmissão automática se mostra uma tendência cada vez maior no Brasil. O que você acha?

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